Sexta, 19 de Janeiro de 2018
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias

Públicada em 11 de Outubro de 2017
A FORÇA DO COOPERATIVISMO NA PRODUÇÃO DE HORTIFRUTI

Na manhã desta quarta-feira, uma equipe de estudantes ligados à Coopafesp (Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Pindoretama) esteve visitando uma propriedade rural de um dos seus cooperados. O grupo foi recebido pelo agricultor Vicente Leite que produz, desde 2010, e comercializa desde 2015 produtos à cooperativa como: frutas, verduras, polpa de fruta, e uma novidade, ainda tímida, que é a produção de cacau.

Na pequena propriedade do agricultor Vicente Leite, há um mundo de possibilidades. Ele explica que no começo tudo era para lazer e diversão da família, mas ao notar que a produção estava aumentando viu a possibilidade de comercializar os seus produtos. O foco inicial foram as fruteiras: acerola, abacate, laranja, limão, caju, manga, sapoti, mamão e algumas bananas. Antes vendendo de maneira particular e sozinho, o agricultor explica que era mais difícil comercializar. “Eu entrei como cooperado da COOPAFESP somente há um ano e meio e me arrependo de não ter participado antes, encontrei a fonte de comercialização. Tive bastante dificuldade antes, mas hoje a coisa é diferente.”,  afirma o agricultor. 

Com o crescente desenvolvimento de seus negócios houve a necessidade do envolvimento familiar. Prova disso, seu filho Diego Araújo, que tem participação desde à produção a administração. “Como a demanda ficou muito grande, no começo do ano eu vim para cá para ajuda-lo, eu faço tudo, desde a plantação até o recebimento de dinheiro”. 

A distribuição de produtos da agricultura familiar em Pindoretama se expande a Fortaleza e região metropolitana. São exemplos como esses que fazem do município de Pindoretama uma das referências do ramo agropecuário.

*Matéria produzida pelos alunos Levy Wesley ,Hellen Vanessa, Rayane Nunes, Iasmim Braga, Waldislávia Soares, Aldênia Sabino e Diego Araújo, do curso Jovem Comunicador, realizado na COOPAFESP


Mais notícias