Sexta, 15 de Dezembro de 2017
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias

Públicada em 24 de Novembro de 2017
[PRÊMIO GESTÃO] – COOPANEST-CE é a única premiada Norte/Nordeste

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE) foi a única cooperativa das regiões norte e nordeste a vencer uma das categorias do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (Ciclo 2017), durante solenidade realizada na última terça-feira, em Brasília, pelo Sistema OCB Nacional. 

A Coopanest-CE venceu, mais uma vez, na Categoria: Primeiros Passos – FAIXA BRONZE. Esta é a segunda vez que a cooperativa é reconhecida como um modelo de gestão que caminha para a excelência. O troféu foi entregue das mãos do Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao Presidente da Coopanest-CE, Dr. Casemiro Dutra de Medeiros Júnior, que falou da importância do reconhecimento no prêmio. “Esse prêmio é realmente muito emocionante para nós da Coopanest. Vi aqui grandes cooperativas serem premiadas e estar entre elas é uma responsabilidade e muito orgulho. É um trabalho de equipe que nós da Coopanest presamos muito. Quero agradecer a cada um dos cooperados e colaboradores, além da OCB/CE, que sempre nos apoiou e nos disse que era possível participar e vencer o prêmio. ”, comentou Dr. Casemiro.

Segundo o Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, ser reconhecido no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão agrega à cooperativa o poder de negociação e até fechamento de negócios. De acordo com Márcio Lopes, muitas cooperativas estão sendo procuradas exatamente por conta da premiação. “As pessoas estão começando a ver o trabalho de autogestão que estamos fazendo. Isso vem dando resultados claros às cooperativas. Todo esse reconhecimento só nos deixa honrados e orgulhosos. O prêmio é a cereja do bolo. O mais importante vem pós prêmio que a confiança da sociedade nesse trabalho sério que estamos realizando. Nós estamos fazendo um cooperativismo melhor, com foco nos resultados, buscando a eficiência econômica, para só depois buscar a eficácia social.”, disse Márcio Lopes. 

Para julgar o trabalho de gestão nas cooperativas, uma comissão formada por grandes nomes do cooperativismo e da autogestão no Brasil foi selecionada. Um dos julgadores, o consultor Roberto Rodrigues, e uma das maiores referência do cooperativismo no mundo, disse o que observou no trabalho que as cooperativas veem realizando. “Cooperativa é uma empresa baseada em valores e princípios, mas é uma empresa. As cooperativas sempre foram compreendidas como uma concorrente honrada e que vale a pena investir. ”, comentou Roberto Rodrigues.

O Sistema OCB-SESCOOP/CE esteve presente à solenidade na pessoa do seu Presidente, João Nicédio Alves Nogueira, que falou da satisfação em ver uma cooperativa do Ceará com uma das premiadas no Brasil. “A Coopanest-CE já vem se organizando ao longo do tempo e serve de modelo e incentivo às outras cooperativas. Ganhamos o bronze, agora vamos buscar a prata e por fim o ouro. Para isso vamos procurar saber o que vamos melhorar e a OCB Ceará vai estar à disposição para ajudar não só a Coopanest-CE, mas todas as cooperativas do Ceará que queiram tornar sua gestão ao mais alto nível de excelência.”, comentou João Nicédio.

O PRÊMIO

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é o reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança. Promovido a cada dois anos, a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). É uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa.

A COOPANEST-CE

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE) se destaca por importantes marcos. Com fundação em 2 de fevereiro de 1987, é a primeira cooperativa de especialidade médica a ser criada no Ceará e a 6ª cooperativa de anestesiologistas instituída no Brasil. O pioneirismo dos anestesiologistas cearenses na criação da Coopanest-CE teve papel importante na formação de outras cooperativas de especialidades médicas, como Ginecologia e Obstetrícia, Vascular, Neurocirurgia, Pediatria, Oftalmologia, Urologia, Endoscopia e Fisioterapia. A fundação da Cooperativa, inicialmente Cooperativa dos Anestesistas do Ceará (Copace), ocorreu em assembléia, no Centro Médico Cearense. Na ocasião, com a presença de 28 anestesiologistas, foi eleito presidente o líder da iniciativa, o médico anestesiologista Oziel de Souza Lima.

As atividades se iniciaram em uma sala no Centro Médico Cearense, à Rua Pedro I, 997, no Centro de Fortaleza. Após dois anos de funcionamento, na segunda gestão de Oziel de Souza Lima, foi realizada a aquisição da primeira sede social, à Rua Tomás Acioly, 840, Sala 503, no bairro Dionísio Torres. Em agosto de 1992, na gestão de Antonio Olavo de Souza Magalhães, o crescimento das atividades demandou aumento do espaço físico e, com isso, foram adquiridas quatro salas à Rua João Carvalho, 800, Salas 808 a 811, no Edifício Talent Center, endereço atual da sede. Com a criação da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (Febracan), em 1989, mudou-se a razão social das Cooperativas da especialidade para Coopanest, seguida da sigla de cada Estado, no caso do Ceará, Coopanest-CE. Confira as fotos.

 

Mais notícias