Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias

Públicada em 16 de Janeiro de 2018
João Nicédio Alves Nogueira: Mais uma vitória do cooperativismo

Quanto maior a forma, mais massa para fazer o bolo crescer. Se o bolo é grande, possível será dividi-lo em muito mais fatias, saciando a fome de mais gente. Isto é, mais massa, mais bolo, menos fome. A lógica do bolo é a mesma do Cooperativismo. Quanto maior a possibilidade de oferecer crédito e serviços, mais movimentação financeira, oportunidades, dinheiro circulando. Microeconomia cresce, mais oportunidades diretas e indiretas. Mais renda gera mais consumo e mais empregos.

A roda da economia gira positivamente e com maior agilidade à medida que ampliamos o crédito, incluindo pessoas e entidades, fomentando o desenvolvimento no âmbito municipal. E tudo isto ficará mais fácil com a aprovação, por unanimidade, na Câmara como no Senado Federal, do Projeto de Lei Complementar que permite às cooperativas de crédito captarem depósitos de prefeituras e de outros entes públicos municipais. Com isto, a carteira de clientes das cooperativas cresce e os investimentos no município, também. E as entidades públicas poderão contar com os benefícios que as cooperativas oferecem, vantagens que os bancos comuns não ofertam.

A aprovação é fruto do trabalho do Sistema OCB, com a participação da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). 60 senadores e 363 deputados votaram a favor do projeto, já sancionado sem vetos pela Presidência da República. Mais do que uma vitória do Cooperativismo de Crédito ou das cooperativas, a aprovação é grande conquista e oportunidade ímpar para o país afastar crises e retomar o crescimento, de forma mais justa e democrática, trabalhando junto aos governos municipais que historicamente tem maior dificuldade em captar recursos.

O Cooperativismo acredita em um modelo de negócio realmente diferenciado, em que todos ganham. A aprovação do PLC, conquista a ser comemorada por todos, vai refletir na inclusão financeira de milhões de brasileiros. Mais uma demonstração de que o nosso movimento faz a diferença. Assim como o bolo, preparemos formas maiores para dividir o bom sabor da prosperidade. 

 

João Nicédio Alves Nogueira

nicedio.nogueira@ocbce.coop.br

Presidente do Sistema OCB/Sescoop-CE

Fonte: O Povo

Mais notícias