Sexta, 15 de Dezembro de 2017
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Órgãos de Representação

OCB

A Organização das Cooperativas Brasileiras foi criada durante o VI Congresso Brasileiro de Cooperativismo, realizado em Belo Horizonte, no ano de 1969. Em meados de 1972, a sede definitiva da Organização foi instalada em Brasília. A representação do sistema cooperativista nacional cabe à OCB, sociedade civil, órgão técnico-consultivo, estruturado nos termos da Lei 5.764/71. É composta pelas 26 Organizações Estaduais – OCE’S, mais a organização do Distrito Federal e a representação dos 13 Ramos do cooperativismo brasileiro.

ACI

Fundada em Londres em 1895, a Aliança Cooperativa Internacional – ACI é uma associação formada pelos órgãos de representação do sistema cooperativista dos países membros. Com sua sede em Genebra, na Suíça, está vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). A ACI possui um seção regional, chamada de ACI Américas.

Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop

Entidade civil, sem fins lucrativos, de natureza política não ideológica e suprapartidária. Visa trabalhar, em conjunto com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) na defesa e promoção do Sistema Cooperativista, com representatividade no Congresso Nacional, atuando assim em nível federal, estadual e municipal.